Sugestões de Leitura
  • Prosa
  • Verso
  • Contos
  • Textos
  • Cositas Más
  • Sugestões de Leitura
  • Fantasia

    O Hobbit

    J. R. R. Tolkien

    Martins Fontes [2001]

    Num buraco no chão vivia um hobbit. Com essa frase, escrita em 1937, J.R.R. Tolkien mudou a ficção. Foi o início de um novo tipo de fantasia, de histórias longas e complexas sobre mundos distantes, sem as quais dificilmente teria existido os jogos RPG ou filmes como Guerra nas Estrelas. O Hobbit é a obra que antecede a saga conhecida como O Senhor dos Anéis, composta de 3 livros. Neles desfilam dragões, trolls, orcs e bravos guerreiros, mas nada que se compare aos pequenos hobbits, seres do tamanho de crianças, que ficam sentados em frente a suas lareiras, esquentando seus corpos peludos. Geralmente pouco aventureiros, os hobbits não gostam de viagens ou estranhos, mas um deles, chamado Bilbo, quebra essa regra após partir na companhia de um mago em busca do tesouro roubado dos anões pelo dragão Smaug. -- por Eduardo Azevedo

    Leia! Nada mais a declarar...

    Senhor dos Anéis

    J. R. R. Tolkien

    Martins Fontes [2001]

    Conta a história de Frodo, um hobbit, que tem em seu poder o Um Anel, um anel mágico forjado há muito tempo atrás que faz com o portador do anel tenha poder para dominar a Terra Média. É dividido em três volumes: A Sociedade do Anel, que conta como tudo começou, As Duas Torres, onde nossos amigos já estão a caminho do seu destino, e O Retorno do Rei, onde se conclui a saga. Esta saga rendeu três filmes, todos eles com Oscars.

    Um dos melhores livros que já li, provavelmente a saga mais conhecida de literatura fantástica.

    Viagem e Outdoor

    A Escalada

    Anatoli Boukreev

    Editora 34 [2000]

    O alpinista russo Anatoli Boukreev, defende-se das acusações de não ter ajudado como deveria clientes que pagaram U$ 65 mil para subir ao teto do mundo.

    Um contraponto ao livro No Ar Rarefeito. Uma outra versão, que se não diminui a tragédia, exibe uma dos mais ousados resgates na montanha.

    No Ar Rarefeito

    John Krakauer

    Companhia das Letras [2000]

    Outdoor Companhia das Letras [2000]
    Notícia de um desastre: Contratado por uma revista de alpinismo para fazer uma reportagem sobre a crescente comercialização do Everest, o jornalista John Krakauer se reuniu à equipe de um dos mais conceituados guias de altas montanhas do mundo e partir para o Everest. Sua intenção era acompanhar a escalada do pico mais alto do planeta junto a uma clientela formada em sua maioria por curiosos endinheirados e milionários excêntricos dispostos a pagar qualquer preço para tentar atingir o cume do mundo. No entanto, os planos de Krakauer foram dissolvidos quando uma piora no tempo e a ansiedade dos pagantes em atingir o cume a qualquer custo acabou por provocar uma das maiores tragédias da história do alpinismo. Alpinista experiente, o autor envolve o leitor em um depoimento de tirar o fôlego, refletindo sobre o encanto avassalador que o desafio à natureza provoca no ser humano, através da busca da superação de nossos próprios limites. -- por Eduardo Azevedo

    O livro mais famoso sobre a tragédia de 1996 no Everest. Leia-o, mas depois leia o do russo Boukreev.

    Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.